loading Gif

Associadas receberam em casa homenagens pela contribuição ao desenvolvimento da mulher do Paraná na profissão contábil

Texto e fotos: Adriana Magalhães do CRCPR

Fundado em 2005 por um grupo de mulheres profissionais da contabilidade, com o objetivo fortalecer o papel dessas guerreiras na sociedade, o IPMCONT - Instituto Paranaense da Mulher Contabilista chega aos 15 anos de realizações. Foram inúmeras as ações desenvolvidas para fortalecer a presença feminina na área contábil, seja por meio da promoção de encontros e cursos com especialistas em temas técnicos e comportamentais, sempre visando o incentivo a uma maior participação das mulheres nas entidades de classe, na vida social e política do país.

trofeu-15-anos

"O aniversário da fundação do IPMCont foi no sábado, dia 24 de outubro. O nosso grande desafio este ano foi encontrar uma maneira de celebrar esse importante marco na história da instituição mantendo as medidas de distanciamento social requeridas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus", conta a atual presidente, contador Márcia Cristina de Almeida. Para contornar essa situação, no dia 30, o IPMCont realizou uma celebração virtual, que teve início com a entrega de uma placa e um pin comemorativo. "As entregas foram ocorrendo ao longo da semana, com a recomendação para que as associadas aguardassem a data do evento virtual, pra que pudéssemos abrir os pacotes todas juntas", conta Carla Dornelles Pacheco, uma das fundadoras, ao lado das contadoras Dolores Biasi Locatelli, Denise Maria de Oliveira, Nilva Amalia Pazetto, Ormelia Teresa da SIlva, Lucelia Lecheta, Márcia Cristina de Almeida, Ana Maria Golas e Janete Herdina Comitti.


Aprendizado e networking foram as marcas registradas do Fórum da Mulher Contabilista do Paraná


"No horário marcado, as associadas reuniram-se em uma live e abriram seus pacotes. Foi um momento muito emocionante para todas, especialmente quando homenageamos a Dolores, uma das idealizadoras do nosso instituto, e as queridas Ana Maria e Janete, que já nos deixaram", conta Márcia. "Ficou faltando aquele abraço apertado, mas temos fé que em breve poderemos estar todas juntas novamente e celebrar muitos outros marcos e conquistas das mulheres que escolheram esta nobre profissão", avalia a presidente.

"Nossa gratidão vai para todas que acreditaram no nosso sonho e há 15 anos o abraçaram conosco, caminharam conosco, formando este grupo que hoje se destaca, não só no cenário local, estadual, mas nacionalmente, contribuindo com a classe contábil", disse Dolores Locatelli em mensagem de vídeo enviada às associadas.

"É com muita alegria que participo das comemorações de 15 anos do nosso instituto. Um sonho que não só se tornou realidade, mas foi fortalecido por várias presidentes que o comandaram, tornando-o um grupo colaborativo, de apoio mútuo, e é assim que nós fortalecemos as nossas relações e profissionais. Desejo a todas as associadas que cresçam junto com este jovem instituto, e que, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos em 2020, possamos deixar um legado de aprendizado e superação". Essa foi a mensagem da atual coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista do Conselho Federal de Contabilidade, Nilva Amalia Pazetto.

A vice-presidente de Registro do CFC, Lucelia Lecheta, afirmou que tem "o maior orgulho de se sócia fundadora desse instituto. Torço muito para que o Instituto continue ganhando corpo, ganhando novas associadas, que continue revelando novas lideranças, das quais estamos sempre precisando para fortalecer a presença feminina na área contábil paranaense e brasileira".

Já a vice-presidente de Relações Sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) Denise Maria de Oliveira, disse ser muito grata por ter sido convidada a fazer parte da fundação da entidade. "Vocês não imaginam o quanto eu cresci profissionalmente e como pessoa, quantas coisas nós fizemos juntas nesse tempo todo, quantas pessoas a gente ajudou, quanto conhecimento compartilhamos, e hoje é uma satisfação enorme ver a força e a energia que tem o nosso Instituto. Quantos talentos, quantas habilidades, quantas mulheres empoderadas!", ponderou.

"Que possamos a cada dia estar mais unidas, porque temos grandes profissionais aqui no grupo, e que possamos nos ajudar, porque esse é o objetivo do Instituto. Que possamos ser orgulho, fazer a diferença como profissionais da contabilidade aqui no Paraná, no Brasil... Unidas, juntas, somos mais fortes!" Essas foram as palavras da ex-conselheira do CRCPR, Ormelia Teresa da Silva.

"Foram 15 anos de dedicação e cuidado para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento da mulher contabilista. Quando uma pede ajuda, muitas estendem a mão. Acredito que essa seja a finalidade do IPMCont. Tenho muito orgulho de participar do IPMCont, que vi nascer, e que hoje está debutando. Acredito que ainda temos muito a fazer: crescer o número de associadas, revelar líderes para nos representarem nas entidades de classe, na política, e em outros ambientes. Nesse ano, a necessidade de distanciamento social, acho que foi uma das coisas mais difíceis que já nos acontecerem. A falta do abraço apertado, do olho no olho, da troca de energia... Como não pudemos desta vez fazer uma festa presencial, gostaria que vocês se sentissem abraçadas e tenho certeza de que logo vamos estar juntas novamente.

"Eu só tenho uma palavra para resumir esses 15 anos de [associada] do IPMCont: gratidão. Por fazer parte desse grupo, a todas as pessoas que me ensinaram, tanto profissional quanto pessoalmente, a crescer, evoluir, dar valor cada vez mais à nossa profissão, valorizar a mulher, a empreendedora. Então eu não tenho mais nada a dizer, a não ser que sou grata por fazer parte desse grupo fantástico que é o IPMCont", sintetizou a presidente Márcia.

"Registro aqui os nossos parabéns às integrantes do IPMCont pelas contribuições realizadas neste sentido, e também nosso agradecimento por esta profícua parceria que temos desde o inicio das atividades do instituto, especialmente pela dedicação das integrantes a incentivar e viabilizar a participação feminina em todos os nossos eventos. Afinal, informação de qualidade, atualização e networking são algumas das mais importantes ferramentas de empoderamento com as quais as mulheres podem contar. É isso que o IPMCont vem proporcionando às suas associadas e às mulheres que vêm participando das suas atividades e eventos ao longo desses 15 anos e esperamos que vocês possam continuar fazendo a diferença para as contabilistas do nosso estado", cumprimenta Laudelino Jochem, presidente do CRCPR.