loading Gif

Outubro Rosa: palestras sobre prevenção e combate ao câncer emocionam participantes

Além das apresentações, evento ofereceu atividades preventivas como exames e orientações sobre nutrição e estilo de vida saudável

A Comissão Estadual da Mulher Contabilista do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) promoveram, nesta quinta (17), em Curitiba, com o apoio do Serviço Social do Comércio (SESC-PR), um evento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e outras formas da doença, no âmbito das atividades do Outubro Rosa. Foram oferecidas gratuitamente diversas atividades preventivas como exames básicos - glicemia, medição da pressão arterial, optometria e audiometria - além de orientações sobre a importância da boa nutrição e adoção de um estilo de vida saudável como formas de prevenir doenças graves, incluindo o câncer de mama. No período da tarde, também foram disponibilizadas terapias e sessões de relaxamento com auriculoterapia, spa das mãos e massagem.

As participantes foram recebidas no hall do CRCPR com uma farta mesa de café da manhã e abraços e sorrisos das integrantes da comissão e do IPMCont. "Estudos científicos já comprovaram que socializar com as amigas é uma atividade fundamental para a saúde física e mental das mulheres", comentou a conselheira Denise Maria de Oliveira, que coordena a Comissão Estadual da Mulher Contabilista, ao dar as boas vindas às participantes das atividades do período da manhã.

PALESTRAS

A fundadora do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), Tânia Mary Gomez, mais uma vez veio compartilhar suas experiências com as mulheres contabilistas. "São quatro palavras mágicas que a gente tem que dizer para nós mesmas diante do espelho todos os dias: linda, maravilhosa, vitaminada e poderosa!", ensinou, Tânia, ao falar sobre a importância de manter a autoestima em dia. "A gente não pode depender da aprovação e dos elogios dos outros para se sentir bem. Não espere que os outros te elogiem e te valorizem. Abrace a si mesma e enalteça publicamente suas qualidades, porque a primeira pessoa que você tem que agradar é a si mesma", prosseguiu.

Evento Outubro Rosa 17-10 (210).JPG

No período da tarde, a clínica DOM trouxe para o evento a palestra "Controle do Stress". Com o apoio de psicóloga Amanda Galerani Thomaz, as participantes participaram de dinâmica com bexigas para medir o tamanho de seu estresse e depois compartilharam experiências. "O estresse pode causar alterações alimentares, de sono e do sistema imunológico, além de ansiedade e tristeza, por exemplo. O corpo dá sinais e é preciso ouvi-lo! Cada indíviduo reage de uma forma, mas é importante lembrar que não precisamos dar conta de tudo sozinho ou controlar tudo, temos que conhecer nossos limites e saber o momento de pedir ajuda. Para cuidar do outro por exemplo, é preciso cuidar primeiro de si", explicou a psicóloga.

Evento Outubro Rosa 17-10 (25).JPG Evento Outubro Rosa 17-10 (38).JPG


Fonte: Karin Oliveira Silva - CRCPR